quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Feijoada e churrasco para recuperar Léo

Léo chegou sozinho, na noite de anteontem, a Campos de Goytacazes, sua terra natal e a maior cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Aproveitando a paragem do Campeonato, o lateral-esquerdo recebeu a autorização da SAD encarnada para ir visitar a família, nomeadamente o pai, Jonas Bastos, de 79 anos, que continua a apresentar um delicado estado de saúde, na sequência da cirurgia ao coração a que foi submetido no final do ano passado.

O camisola 5 está a atravessar o pior momento da sua carreira desde que chegou ao Benfica - foi pela primeira vez arredado das opções técnicas de um treinador encarnado [ver páginas anteriores] -, e conta ganhar ânimo na sua terra natal, junto dos familiares mais próximos, a que é muito apegado.

A mãe do jogador, Ângela Bastos, contou ontem a O JOGO, que encontrou o seu filho de orelha muito murcha no regresso a casa: "Ele ainda não me contou muito sobre o que se passa no Benfica, só sei que foi suplente na partida de segunda-feira com o Leixões, mas achei-o muito triste", declarou, atribuindo este estado de espírito do jogador ao que se passa também com o seu pai, que está fisicamente limitado, débil, quase sempre a dormir. "Ele fica muito abalado com a doença do pai."

De qualquer forma, Ângela Bastos sabe a fórmula para animar o seu filho nestes dias de estadia em Campos de Goytacazes. "Já combinei com a minha filha. Vamos preparar muita feijoada e fazer um grande churrasco para ele, coisas que ele adora. Com isso, tenho a certeza que vai voltar para Portugal mais animado e alegre", declarou.

Ontem Léo esteve muito tempo em casa a conversar com o pai e, depois do almoço, foi visitar o campo do Americano, clube da terra onde iniciou a sua carreira em 1996 e onde é, ainda hoje, considerado um ídolo.

"Achei-o tão lindo quando o reconheci"

Léo não tem tido sorte com a saúde dos seus entes queridos. Também a mãe atravessou momentos críticos, com um derrame cerebral que a deixou 29 dias de coma. "Durante algum tempo não reconheci o meu filho. Ele ficou tão triste. Quando o voltei a conhecer, achei-o tão lindo. Já em pequeno, era uma gracinha", afirmou. Léo tem uma irmã, Luciana, de 34 anos, cuja filha, Ana Carolina, é sua afilhada. Léo vai aproveitar agora para passar tempo com as meninas da família.

Regresso no sábado

Léo vai passar os próximos dois dias em Campos, no Estado do Rio de Janeiro, entre familiares e amigos, tendo o regresso a Portugal marcado para sábado. O plantel encarnado vai gozar folga no fim-de-semana e regressa aos treinos na segunda-feira. Léo já estará presente.

Factos e números

Léo não é casado, chegou ao Brasil sozinho, mas segundo a sua mãe, o jogador encarnado tem uma namorada em Campos na terra natal.

Já não é a primeira vez que Léo se ausenta em período de treinos para ir ver a família ao Brasil, devido a doença dos pais.Aconteceu também por diversas vezes na época passada.

Em cinco jornadas Léo já falhou três jogos, o mesmo número de partidas perdidas nas temporadas de 2006/07 e 2007/08.

O defesa-esquerdo já passou a fasquia dos 100 jogos pelo Benfica. Neste momento tem 125 partidas, 82 para a liga, 34 para a Europa e 9 para a Taça de Portugal. Quanto a golos, concretizou apenas dois.

O Jogo

Sem comentários: